sexta-feira, agosto 11, 2006

QUINZE ANOS LONGE DO JOELHO




Alexandre Moreira Leite

Antes que perguntem, vou responder. Sim, o Fiapo de Manga do título teve inspiração na música “Mardito Fiapo de Manga” do inesquecível e irreverente Joelho de Porco. Estávamos numa batalha árdua em busca de um nome para o blog. Quando chegávamos a um consenso, o nome já estava registrado. Nisso, na eletrola do meu computador começa a tocar Tico Terpins e sua turma. A reação foi imediata. Casava com tudo que pretendíamos para este tablóide internético. O nome estava escolhido.

Durante anos a fio, “São Paulo 1554- Hoje”, primeiro disco do grupo, teve lugar cativo na minha vitrola. Sempre começando pelos acordes da “Hey Gordão” e terminando no lado B (se você não sabe o que é isso, pergunte ao seu pai) com “Meus vinte e seis anos”. No meio, muitos fiapos de manga presos no maxilar inferior, vários trombadinhas querendo me assaltar, um índio medroso e muita tequila com água tônica. Um clássico do rock Brasil. O Joelho preencheu uma lacuna deixada pelos Mutantes. Vieram com a mesma pegada pesada e tropicalista (Arnaldo Baptista participa do disco). Um pouco mais anárquicos, irreverentes. Menos líricos e poéticos que os irmãos Baptista.

Por um vacilo qualquer, este meu disco desapareceu lá pelo início dos anos 90. Fiquei privado do Joelho até mês passado, quando pude resgatar “São Paulo 1554 – Hoje”. Ainda estou naquela fase de ouvi-lo todo dia, toda a hora. Continua bom, continua atual. Os fiapos de manga continuam se prendendo ao maxilar. Os trombadinhas continuam assaltando. Os índios estão cada vez mais medrosos. E o meu fígado ainda me permite doses de tequila.

Os Fiapos recomendam Joelho de Porco.

3 Comments:

  • JOelhhhhhoooooooo!
    eh muito bom!

    By Anonymous Anônimo, at 7:07 PM  

  • arnaldo baptista tocou neste disco, em "Mardito Fiapo de Manga", entre outras. joelho forever.

    By Anonymous Anônimo, at 9:36 PM  

  • É um dos poucos discos de vinil que eu ainda preservo.

    Viva o Joelho!

    Solda

    By Blogger Don Suelda, at 10:57 AM  

Postar um comentário

<< Home