quarta-feira, agosto 30, 2006

REVOLVER - QUARENTA ANOS

Alexandre Moreira Leite

Agosto de 1966. Há quarenta anos atrás chegava às lojas da Inglaterra o sétimo LP “oficial” dos Beatles: “Revolver”. O disco que provocou uma ruptura na trajetória do grupo. A carreira do quarteto de Liverpool passou a se dividir entre antes e depois de Revolver. Na primeira fase, eles foram os reis do iê-iê-iê, arrebatando fãs pelo mundo inteiro. Nesta segunda fase, os Fab Fours se mostraram mais maduros, mais preocupados com a parte instrumental das músicas. Se revelaram arranjadores competentes e inovadores. Arriscaram e acertaram. “Rubber Soul”, disco anterior a “Revolver”, já dava sinais de que esta mudança estava para acontecer, com os arranjos, instrumentais e vocais, bem mais elaborados. Esse processo de transformação se encerrou no disco seguinte: o insuperável “Sgt. Peppers”, que esta semana foi escolhido, através de pesquisa da rádio BBC 2, o melhor da historia da parada musical inglesa. Mas não existiria “Sgt. Peppers” sem “Revolver”, que mesmo soando diferente do que os fãs estavam acostumados atingiu o primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nele, os Beatles viajavam do rock clássico ao experimentalismo psicodélico. Entre as músicas do disco, destaque para “Eleanor Rigby”, “Yellow Submarine” e “Tomorrow Never Knows” (a minha preferida e que chamou a atenção dos eruditos John Cage e Stockhausen). Um disco que já chegou quebrando tudo. Minha história com “Revolver” começou com um engano. Só comecei a me interessar pelos Beatles depois do fim do grupo, na década de 70. Na época, todos os meus amigos recomendavam começar pelo famoso “White Album”. Fui numa loja no Centro do Rio atrás do LP. Levei para casa o único álbum do Beatles com capa branca que tinha na loja. Era “Revolver”. Pouco tempo depois ganhei de presente “Sgt. Peppers”. Durantes anos esse dois álbuns tinham presença garantida no meu toca disco. E, por incrível que pareça, ainda hoje continuam sendo trilha sonora do meu dia a dia.

Os Fiapos recomendam doses diárias de “Revolver”.