terça-feira, setembro 19, 2006

FLORIPA, HERE WE GO


Vocês lembram das crônicas de Arthur Xexéu e Cora Ronai, n´O Globo, falando do prosaico ato de “fazer as malas” antes de viajar? Eles contavam peculiaridades sobre os momentos que antecediam a ida deles para a Alemanha onde foram trabalhar na Copa do Mundo. Falavam da ansiedade ao compor o guarda roupa ideal e dos utensílios usados pelos viajantes nesses dias. Tudo baboseira.
Mas, mesmo correndo o risco de ser considerado a “mala” desta crônica, resolvi contar a vocês os MEUS momentos, estes que antecedem a minha viagem a Florianópolis, para onde estarei seguindo dentro de 15 minutos.
Vou participar como palestrante do lançamento de Paulo Leminski: Do carvão da vida o diamante do signo, livro do escritor catarinense Jayro Schmidt. São ensaios literários enfocando diferentes aspectos da obra do curitibano Leminski (1944-1989), de quem escrevi a biografia O Bandido que sabia latim (Record).
Tudo vai acontecer amanhã, quarta, dentro do 1º. Festival de Final de Inverno, na Universidade de Santa Catarina, às 19 horas.
Para animar a festa e fechar a noite, show da banda Jeremias Sem Cão, que promete quebrar tudo...

Sei também que em Floripa vou conhecer dois novos camaradas, Vinícius e Marco, poetas que encontraram antes meus livros e fizeram “gato e sapato” para me arrastar nesta aventura sem sobressaltos.
Tem pelo menos 30 anos que não vou à ilha, onde costumava passar os carnavais nos anos 60, na minha pós-adolescência. Meus acampamentos aconteciam sempre na então deserta e distante praia de Canavieira e os bailes no Lira Tênis Clube.
Estou levando na bagagem, como vocês podem ver, pequenas coisas de valor circunstancial: um laptop, uma revistinha do Zéfiro, uma garrafa de Claudionor, alguns livros, calção e camisetas. Levo também uma preciosidade para mostrar aos sensíveis: um DVD com imagens e performances do Leminski, em 1988, no Jornal de Vanguarda, da TV Bandeirantes. Para quem nunca viu o bardo em ação é uma boa oportunidade. Para começo de conversa.

Toninho Vaz, com o pé na estrada

2 Comments:

  • toninho, pode vir quente que floripa tá fervendo. abraço

    By Anonymous Anônimo, at 10:54 AM  

  • Mr. Vaz,

    muito sol, muitas palestras, cervejas e sequências de camarão.

    Ah! muitos posts também!

    By Blogger Os Fiapos, at 3:34 PM  

Postar um comentário

<< Home