domingo, setembro 24, 2006

NEVERMIND - 15 ANOS

Alexandre Moreira Leite

Os caras já entraram chutando a porta. No primeiro CD, "Bleach" (1989), o Nirvana chamava a atenção para o som que estava sendo feito nas garagens de Seattle. Grunge para alguns, alternativo para outros. Muito bom para muitos. O rock, depois de um longo período de mesmice, parecia estar salvo.

A certeza veio no dia 24 de setembro de 1991. Chegava às lojas dos Estados Unidos, com modestas 50 mil cópias, o segundo trabalho do grupo: “Nevermind”. Um mês depois, o disco atingiu 500 mil cópias vendidas e a banda faturou o primeiro disco de ouro. Farejando sucesso, a MTV pôs no ar, várias vezes por dia, o clipe da clássica “Smell Like a Spirit”. Em novembro, já eram 1 milhão e 200 mil cópias e um lugar entre os dez mais da Billboard. O sucesso chegou com o Natal. O Nirvana desbancou Michael Jackson e atingiu o topo das paradas americanas.

Hoje, passados exatos quinze anos do seu lançamento, “Nevermind” já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. O CD é considerado por muitos como um dos melhores da história do rock.

A Confeitaria Brilho Musical recomenda, para este domingo, todas as 12 faixas de “Nevermind” , com direito a várias repetições de “Smell Like a Spirit” e “Lithium”. O som dos caras continua super atual.