terça-feira, dezembro 19, 2006

SONHOS DE INFÂNCIA

Você, que teve o privilégio de frequentar a pré-escola, se lembra de quando terminou o jardim de infância, a classe de alfabetização? Se lembra de algum amiguinho desta época? Quem sabe um deles não tenha virado um amigão, um companheiro de vida?

Este costuma ser um momento marcante na vida das crianças. Conheço um grupo de pais que está comemorando, com a escola e os filhos, essa espécie de formatura. Veja a mensagem que eles estão deixando para os pequenos.


SONHOS DE INFÂNCIA

ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE QUERIA SER AEROMOÇA. ERA UMA VEZ UM MENINO QUE SONHAVA TER MUITOS AMIGOS. ERA UMA VEZ OUTRO MENINO QUE ADORAVA PEGAR JACARÉ NA PRAIA. E UMA OUTRA MENINA QUE PENSAVA EM SER BAILARINA SÓ PARA VIVER A FANTASIA DO ESPETÁCULO. HAVIA TAMBÉM UM MENINO LEVADO, QUE PENSAVA SE TORNAR CRAQUE DE FUTEBOL. O MENINO QUE QUERIA SER BOMBEIRO. A MENINA QUE FAZIA PLANOS DE VIRAR CAIXA DE SUPERMERCADO. E TAMBÉM AQUELE OUTRO MENINO QUE QUERIA SER CIENTISTA E DESCOBRIR A CURA PARA MUITAS DOENÇAS. TINHA AINDA A MENINA QUE QUERIA ESTUDAR AS ESTRELAS.

ESSES MENINOS E MENINAS NÃO SE CONHECIAM. NUNCA TINHAM SE VISTO. E NEM SONHAVAM QUE UM DIA PODERIAM ESTAR JUNTOS.

MAS A VIDA É ENGRAÇADA, NÉ? A VIDA E O TEMPO PREGAM PEÇAS NA GENTE.

ENTÃO O TEMPO PASSOU... OS MENINOS E MENINAS ESTUDARAM, TROCARAM DE COLÉGIO, TROCARAM DE CASA, ALGUNS TROCARAM ATÉ DE CIDADE.

OS MENINOS CRESCERAM, FORAM TRABALHAR. AS MENINAS TAMBÉM CRESCERAM, SE TORNARAM MULHERES LIVRES E CONQUISTARAM SUA INDEPENDÊNCIA.

FORAM TANTAS AS VOLTAS DO TEMPO QUE ESSES MENINOS E MENINAS ACABARAM SE ENCONTRANDO. POUCO A POUCO. A MENINA BAILARINA ENCONTROU O MENINO DE QUERIA TER AMIGOS. O MENINO DO JACARÉ ENCONTROU A MENINA PROFESSORA. O GAROTO DO FUTEBOL ENCONTROU A MOÇA QUE SONHAVA COM AS ESTRELAS. O BOMBEIRO ENCONTROU A CAIXA DO SUPERMERCADO. A AEROMOÇA ACHOU O CIENTISTA.

É VERDADE QUE O SONHO DELES TINHA MUDADO. ELES AGORA TINHAM OUTROS SONHOS, SONHOS EM COMUM. E POR ISSO ELES SE AMARAM. TIVERAM FILHOS. OUTROS MENINOS, OUTRAS MENINAS. PEQUENOS PINGOS DE GENTE QUE TAMBÉM TÊM SONHOS.

SONHOS PARECIDOS COM DAQUELES MENINOS E MENINAS QUE AGORA ERAM SEUS PAIS. SONHOS QUE VIRAM BRINCADEIRAS, CANÇÕES, HISTÓRIAS, AVENTURAS.

A INFÂNCIA É UM TEMPO DE SONHOS MESMO. É UM TEMPO TÃO ESPECIAL, QUE MESMO MUITOS ANOS DEPOIS, A GENTE, JÁ DE CABELO BRANCO, INSISTE EM SE LEMBRAR DELE.

É DE UMA PARTE DESSA INFÂNCIA QUE CADA UM DE VOCÊS, CRIANÇAS DA JARDIM BOTÂNICO, ESTÁ SE DESPEDINDO HOJE. VOCÊS VÃO DIZER ATÉ LOGO À ESCOLA QUE AJUDOU NOS PRIMEIROS PASSOS. NOS PRIMEIROS DESENHOS. NOS PRIMEIROS GARRANCHOS, NA LETRINHA TORTA QUE ENSAIAVA O NOME.

COMO AQUELES MENINOS E MENINAS, VOCÊS VÃO PARA OUTROS LUGARES, QUEM SABE, OUTRAS CIDADES. FAZER OUTROS AMIGOS. VIVER NOVOS SONHOS.

COM CERTEZA, NÃO VÃO ESQUECER DOS PRIMEIROS SONHOS. DAS PRIMEIRAS PROFESSORAS, DOS PRIMEIROS AMIGOS, DAS PRIMEIRAS BRINCADEIRAS.
HOJE, É SÓ UMA PASSAGEM... O TÚNEL PARA UM NOVO CAMINHO QUE SE ABRE. COMO AQUELES MENINOS E MENINAS DO PASSADO, OS SONHOS VÃO SER COMPANHEIROS INSEPARÁVEIS POR ESTA AVENTURA MARAVILHOSA QUE É A VIDA.
Antonio Basílio