segunda-feira, setembro 04, 2006

VICE-VERSA

Toninho Vaz


Bastou o noticiário mundano anunciar que “arraia ataca e mata caçador de crocodilos australiano”, para o especialista Marcelo Szpilman, do Instituto Ecológico Aqualung, colocar os pingos nos is:

“Arraias não atacam ninguém. As espécies potencialmente perigosas possuem em sua cauda um aguilhão que pode inocular uma potente peçonha. Ao ser perturbada ou estressada, a raia costuma dar violentas "chicotadas" com sua cauda. Nesse momento, seu aguilhão adquire uma posição perpendicular à cauda e, ao atingir sua vítima, provoca ferimentos profundos e graves com inoculação de peçonha. Mas, veja bem, elas precisam ser molestadas e ameaçadas pois são, por natureza, totalmente inofensivas e incapazes de atacar quem quer que seja.”

Então, a manchete correta seria:

Caçador ataca arraia e sofre as conseqüências.”

2 Comments:

  • Infelizmente o mundo é dos homens e nos intrometemos em tudo. Enquanto isso o tempo fica louco, as espécies animais desaparecem, o Bush não assina o tratado de Kioto e as arraias matam!! Que coisa!

    By Anonymous Anônimo, at 9:02 PM  

  • Bisneto, neto e filho de pescadores, aprendi que o mar e seus habitantes são dóceis, generosos e fascinantes. Mas não nos contentamos em apreciá-los, somente. Precisamos molesta-los, acua-los. Notícias do mar que avança para retomar seus domínios (Vide Atafona) e de seres marinhos que se defendem de seu predador em potencial, são normalmente produzidas - e lidas - com a parcialidade de quem acha que é o único habitante importante deste planeta. Lamento pela pobre arraia. E quanto ao caçador de crocodilos, temos menos um idiota a produzir macaquices (desculpas ao macaco, mas foi o que me ocorreu!). Que os crocodilos, arraias etc. descansem em paz. Vivos, é claro. Iran Rodrigues (RJ), jornalista.

    By Anonymous Anônimo, at 10:29 AM  

Postar um comentário

<< Home