quinta-feira, outubro 19, 2006

QUADROPHENIA 33 ANOS

Alexandre Moreira Leite

Há 33 anos, o The Who lançava na Inglaterra o álbum duplo “Quadrophenia”, a segunda ópera rock do grupo (a primeira foi a clássica “Tommy”). Um sucesso que permaneceu 18 meses nas paradas da Inglaterra e do Estados Unidos.

“Quadrophenia” narra dois dias na vida de Jimmy, um jovem inglês que sofre de personalidade múltipla - mais precisamente quatro (cada uma com características de um integrante da banda). Jimmy está envolvido na guerra entre os Mods e os Rockers, duas turmas rivais da nervosa e ao mesmo tempo melancólica Londres da década de 60.

Musicalmente é uma porrada. Mostra um Who maduro. Poético e pesado. Particularmente, este é um dos meus discos preferidos. Foi o primeiro do grupo que eu comprei. Ouvi até abrir sulcos no vinil. Na minha radiola eletrônica, estão três faixas do disco “I am the Sea” (que abre o disco), I'm the One “e Love, Reign O'er Me" (última faixa).

2 Comments:

  • Grande Aleleite!!

    Quadrophenia é um disco maravilhoso mesmo. Mais complexo que Tommy, tanto na música como no tema. Talvez por isso mais "difícil". Por outro lado, musicalmente é mais rico que a primeira "opera rock" (êta nome chato!). O Who estava mais maduro, mais rico e, portanto, podia explorar mais. Músicas favoritas? The Real Me + Quadrophenia + Sea and Sand + Cut My Hair.

    Abrs e até 31 março na Apoteose!!!

    By Anonymous Anônimo, at 12:43 PM  

  • faltou assinar o comentário, né? Abrs, Marcelo França

    By Anonymous Anônimo, at 12:43 PM  

Postar um comentário

<< Home