sábado, agosto 12, 2006

O SOL (Nas bancas de revista)

Toninho Vaz
Martha Alencar: cuidando da memória nacional

Semana passada, fui encontrar alguns amigos no Cine Santa Teresa, na pré-estréia do documentário “O Sol, caminhando contra o vento”, que já tinha visto no Festival de Cinema, em abril. A diretora Tetê Moraes foi a grande ausência da noite, pois estava em Curitiba fazendo o lançamento do filme quando perdeu o avião. Minha amiga Martha Alencar, coo-roteirista da história do jornal que foi atração em 68, seria ovacionada ao término da sessão pelo distinto público que lotava (40 lugares) a pequena sala de projeção. Depois manteve um bate-papo com a platéia, onde os mais jovens (a maioria favelados) eram os mais animados.
Meu interesse era rever uma foto rara do Solar da Fossa, tema do meu próximo livro, que aparece rapidamente no filme.
O Sol, na verdade, era um encarte do Jornal dos Sports, o das páginas cor-de-rosa, e tinha um elenco de primeira: Reinaldo Jardim, Zuenir, Henfil, Cony, Luis Carlos Sá (o mesmo que faz música com Rodrix e Guarabira), Ana Arruda, Luis Carlos Maciel, Gil, etc.
A Martha, que já ostentou o título de única mulher na redação do Pasquim (a Dona Nelma não vale, era secretária administrativa), estava animada também com o final das filmagens de “Casa da Mãe Joana”, que o maridão Carvana está montando.
Foi uma noite agradável, quando o poeta Jorge, fazendo representar a verve dos Salomão (ele é irmão do Waly) saudava em altos brados a iniciativa de se resgatar a memória nacional do limbo do esquecimento.
Toninho Vaz



1 Comments:

  • Só lamento não ter participado deste evento. Todas as reverências
    que se fizerem a Martha Alencar,ainda é pouco.Trata-se de
    uma competentíssima jornalista e
    maravilhosa criatura.Doce como uma
    manga.Foi responsável pela Secretaria de Imprensa do Governo
    Brizola,lá também realizando um
    belo trabalho.

    By Anonymous Anônimo, at 11:40 AM  

Postar um comentário

<< Home