terça-feira, setembro 05, 2006

SOS NA COLINA


O interior do Hotel dos Descasados, que era assim, no maderame, ficou como se vê abaixo.


Flagrantes de uma destruição: quem vai pagar pela depredação do patrimônio?


Toninho Vaz
Isto é uma denúncia. Ao contrário do que a imprensa carioca vem afirmando, não é pacífica a invasão dos franceses em Santa Teresa, o bairro histórico do Rio. A própria “restauração” do Hotel dos Descasados – que O Globo vem apresentando como uma obra competente – está sendo duramente contestada por um grupo de arquitetos liderados por Paulo Saad, eleito presidente da AMAST – a entidade dos moradores do bairro. Uma de suas colaboradoras, a também arquiteta Lucia Mazillo, conseguiu driblar a segurança e fazer estas fotos da destruição, onde flagrou, inclusive, a operação de uma máquina retro escavadora, tecnicamente proibida de circular no bairro pelo impacto que provoca no solo.

Os responsáveis pela obra, um grupo francês de hotelaria, afirma que a restauração está sendo observada criteriosamente, mas a realidade é outra: quase tudo foi já demolido, inclusive a escada de madeira de acesso ao quartos de cima. Estas fotos e as denúncias foram encaminhadas a diversos jornais do Rio, mas nenhum mostrou interesse em publicar uma segunda opinião – mesmo sendo da entidade representativa dos moradores. O lobby francês é forte (eles conseguiram cooptar Alfredo Brito, outrora preservacionista), mas vai sofrer agora uma série de ações judiciais contestatórias. Adulterar e depredar o patrimônio histórico é crime federal. Mentir é pecado nada original. E para a imprensa? Bola preta, diria Ibraim. Agora, uma pergunta indiscreta: de qual lado vocês acham que o Tanure está?
Para vocês terem uma idéia da importância do casarão, vale dizer que logo no início das obras, os técnicos encontraram nos subterrâneos da construção uma senzala, documento original do Brasil colonial.

1 Comments:

  • to dentro, toninho!!!!! em tempo: adorei o blog!!! foi pros favoritos!!!beijocas a todos!!

    By Anonymous Anônimo, at 2:42 AM  

Postar um comentário

<< Home