quinta-feira, outubro 05, 2006

SINCERIDADE E PÃO DE QUEIJO

A história é verídica. Teve testemunhas e uma delas me fez o relato que se segue.

O deputado, agora senador eleito, Francisco Dornelles, sobrinho de Tancredo Neves, é convidado para dar uma entrevista numa grande rede de televisão. Chegando lá, resolve fazer uma boquinha na cantina, momentos antes da gravação do programa. Meio da tarde, cantina cheia, o deputado se exime de passar primeiro no caixa para fazer os pedidos. Vai ao balcão e escolhe:

- Um pão de queijo e um suco de laranja, por favor.

Enquanto espera, como bom político, aproveita para vender seu peixe, fazer seu proselitismo. Normal. Vai juntando povo para ouvir o discurso do nobre deputado. O pão de queijo é devorado rapidamente, o suco desce que nem água. Empolgado, não se sabe pelo público ou pelo frescor do pão de queijo, Dornelles emenda:

- Outro pão de queijo, um mate e... de quê é mesmo aquele docinho?
- Côco, doutor.
- Me vê um pedaço de bolo, então.

Belos motivos para continuar o discurso, ampliar suas bases em meio a formadores de opinião. Papo vai, papo vem, eis que chega a hora da gravação. O deputado Dornelles dribla a fila, chega no caixa e fala com aquela dose de sinceridade.

- Quanto é o mate, minha filha?
- 1,20.
- Ah, bom. Toma aqui, 2 reais, e pode ficar com o troco.

E sai apressado rumo ao estúdio.

Se no bar é assim, imagine o que ele não faz com uma emenda do orçamento.


*************
Francisco Dornelles é hoje um dos políticos mais ricos do Brasil. Conforme a declaração de bens apresentada à Justiça Federal, ele hoje conta com um patrimônio de R$ 5,127 milhões, que inclui ações em várias empresas e bancos, sete imóveis e seis automóveis. Sua campanha para o Senado do Rio de Janeiro não economizou recursos em cabos eleitorais profissionalizados, centenas de veículos e várias peças publicitárias. Apoiado entusiasticamente por banqueiros e poderosos industriais, ele apresentou à Justiça Eleitoral uma estimativa de gastos de R$ 6 milhões na sua campanha.

Antonio Basílio