segunda-feira, novembro 13, 2006

CHUPAR MANGA

Hermann Nass

Tá chegando a hora de chupar muita manga!

Vai chegando o final de ano e toda mangueira - espada (a mais fiapenta, predileta), carlotinha, haden, rosa... - exibe esses frutos maravilhosos e que, de tão incorporados ao nosso dia-a-dia - mais parecem nativos do Brasil. Na verdade, as mangueiras são provenientes do sul e do sudeste asiático e foram introduzidas no país, em Angola e em Moçambique por colonizadores europeus.

No terreiro da casa de minha avó, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, havia uma mangueira velha, que diziam ser da época do início do ciclo do café. Seus frutos eram exuberantes, de uma qualidade inigualável. A árvore era guardada a sete chaves por um pastor alemão com cara de poucos amigos que ficava amarrado ao seu tronco. Quando criança, eu ajudava a garotada a distrair aquele monstro assassino para conseguir roubar uma ou outra manga que teimava em cair perto dele. Enquanto uns moleques ficavam atiçando o cão por um lado, outros, munidos de varas de bambu roubadas da cerca, pegavam os frutos.

Meu falecido tio Dalton dizia que as casas coloniais de Minas eram construídas com muitas janelas grandes para que as pessoas pudessem chupar manga em qualquer lugar. Era só debruçar para fora e chupar até o caroço, sem sujar a roupa.

2 Comments:

  • Que saudade que deu lendo esse seu post. Vieram cheiro, gosto e muita saudade.

    By Anonymous Anônimo, at 12:01 PM  

  • Que saudade que deu lendo esse seu post. Vieram cheiro, gosto e muita saudade.

    By Anonymous Anônimo, at 12:01 PM  

Postar um comentário

<< Home