quarta-feira, dezembro 06, 2006

AND THE WINNER IS ...

Quem foi o melhor atleta de 2006?

Diego Hipólito, da ginástica? Giba, do vôlei? Ou Torben Grael, do iatismo?

Na próxima 3ª feira o Comitê Olímpico Brasileiro anuncia o vencedor na eleição realizada por jornalistas e dirigentes esportivos e personalidades do esporte. Mas eu já votei: é o Torben!

Nem Giba, nem Diego fizeram tanto pelo esporte nacional este ano como o "Turbina".

Os resultados do ginasta foram excelentes, 5 medalhas em etapas da Copa do Mundo. Só que o ouro de campeão do mundo aconteceu ano passado, e não em 2006.

Giba arrebentou os adversários tanto faz o semestre. Levou o tetra da Liga Mundial e, mais importante, ganhou o bi Mundial agorinha no Japão. E foi considerado o melhor do campeonato.

Mas Torben superou todos. Culpa da Volvo Ocean Race, a regata que durou 8 meses e rodou o planeta com os monocascos mais velozes da história do esporte. Tudo bem, a prova começou em 2005. Mas a recompensa veio agora. E em dose dupla!

Em março, a inesquecível passagem da VOR pelo Rio de Janeiro levou cerca de 40 mil pessoas ao redor da Baía de Guanabara. E foi transmitida ao vivo pelo Sportv. Inédito e emocionante.

E em junho, a sonhada/idolatrada vitória numa das etapas da regata. No caso, Portsmouth/Roterdã.

Tudo isso com orçamento contado nos dedos, largando atrás das equipes no que se refere a cronograma e com a tripulação menos experiente de todas.

No fim das contas, um 3º lugar na classificação geral e a sensação de que o iatismo - o esporte que mais deu medalhas ao Brasil em JogosOlímpicos - está mais próximo da nossa praia.

Marcelo França