sexta-feira, novembro 03, 2006

CENA CARIOCA

Esconderijo - Foto de Lucas Landau

quinta-feira, novembro 02, 2006

IMAGEM DA JANELA

Hermann Nass

Ao presenciar este céu carioca às vésperas das eleições, tive a certeza de meu voto para presidente. Nesta imagem vejo um rosto brasileiro, uma figura que poderia representar os modos e costumes de uma nação chamada Brasil. Como o Presidente da República também tem o papel de representar o país por aí afora, minha escolha para o domingo ficou fácil.

quarta-feira, novembro 01, 2006

CADÊ O POVO?

Hermann Nass

Dia de eleição é assim mesmo, diferente. Vejam o movimento da Av. Presidente Vargas e da Avenida Brasil no domingo. Enquanto isso, na Zona Sul, o trânsito permaneceu intenso o dia todo. Antes ou depois de votar, o programão do Rio acabou sendo a praia e o botequim. Não necessariamente nesta ordem.

PRIVATIZARAM A CALÇADA

Marcelo França

O prédio da foto chama-se San Remo. É o número 896 da Rua Alexandre Ferreira, no Jardim Botânico. Bairro chique, prédio chique e .... calçada chique! Pra quem reclama de bares e restaurantes que tomam o espaço público, então temos aí pra vocês uma novidade que confirma
como este país não é monótono: calçada particular!

Legal, né? Legal nada! Trata-se evidentemente de um abuso. "Ah, mas a calçada é ampla, larga". E daí? A questão é simples. Isso não dá direito a tomarem um espaço que é público.

Já disse um advogado: o dono de imóvel não é dono da calçada, pelo contrário, é responsáve ela.

terça-feira, outubro 31, 2006

BOA PRAÇA

Hermann Nass

Período de eleição também tem lá suas vantagens. Pois não que é esta pracinha perto do metrô da Rua São Clemente finalmente voltou às ativas após um longo inverno! As obras de recuperação deste ponto de encontro da galera de Botafogo - que já foi endereço dos ensaios da Escola de Samba São Clemente - estavam paralisadas, num abandono perigoso e irresponsável. Rapidamente a praça retomou suas atividades nos seguintes setores: esporte, lazer e azaração.

THE WHO E O NOVO DISCO

Marcelo França

Meu fiapo de estréia é suspeito. Escolhi logo um dos meus assuntos favoritos, a banda inglesa The Who. Meus 17 amigos não me aguentam mais com esse assunto. E este assunto dura 30 anos. Conclusão? Devo perder meus 17 amigos...

É que saiu ontem no Hemisfério Rico o novo CD do ex-quarteto-hoje-dupla. Chama-se "Endless Wire" e veio ao mundo 24 anos depois do último disco de Pete Townshend e Roger Daltrey . Naquela época quarteto, hoje dupla. Keith Moon e John Entwistle estão lá em cima. Ou lá embaixo. Aposto na 2ª opção.

O disco não deve demorar pra chegar aqui na versão pobre dos hemisférios. Com sorte, vocês acham a edição limitada que traz um DVDzinho com 7 músicas num show em Lyon, na França. O meu tá chegando. Claro, encomendei há 17 dias. Afinal, tenho que buzinar meus 17 amigos.

O Who começa esta semana a terceira etapa da excursão americana. Sem o tecladista John "Rabbit" Bundrick, que está ao lado da esposa à beira da morte na Inglaterra. Será substituido por "team members", como disse Townshend. Mas Rabbit voltará. Se o Diabo quiser, a tempo do show do dia 31 março do ano que vem na Praça da Apoteose. Estarei lá, claro. Meus 17 amigos? Aposto que sim. Sorry, I can't explain...

NOVO FIAPO NA ÁREA

Fiapo carioca

Caroço, nossa manga só tem um. Mas, em compensação, ela está ficando cada vez mais cabeluda.

Temos Fiapo novo na praça. E é um senhor Fiapo. Fiapo das antigas e que só não está com a gente desde o início do blog porque...!?!? Porque...!?!? Bem, não importa.

Deixando as brincadeiras de lado, temos o prazer de apresentar o mais novo integrante do blog.

Marcelo França é carioca, 46 anos, jornalista dos bons. São 24 anos de profissão e está a 11 da aposentadoria. Vai terminar bem. Trabalha com esportes desde 1987 e isso facilita sua condição de tricolor. Fala 4 línguas, mas é incapaz de postar uma foto. Para ele, este site é um fiapo de esperança...

CENA CARIOCA

Liberdade - Foto de Lucas Landau

O POETA

No dia 31 de outubro de 1902, Drummond nascia na sua querida Itabira.

E LA NAVE VA

Treze anos sem Fellini.

segunda-feira, outubro 30, 2006

CENA CARIOCA

Pureza - Foto de Lucas Landau

CAMISA VERMELHA

Hermann Nass

Acompanhei Marize até um colégio situado na Vila da Penha, ela para votar e eu para justificar meu voto, já que ainda não transferi meu título de Ibitipoca, em Minas Gerais, para o Rio. Saímos de Botafogo, seguimos por Flamengo e Laranjeiras, atravessamos o Túnel Santa Bárbara, cortamos a Presidente Vargas e baixamos no Cais do Porto, antes de pegar a Av. Brasil até o agradável bairro da Zona Norte. O trânsito estava meio truncado na Zona Sul e bastante livre depois do Caju. Pouca gente na rua, pouco movimento de pessoas, nada de grupos de boca de urna, nada de violência nem aparatos policiais. Ao chegarmos à Penha a coisa mudou e em cada esquina havia uma pequena multidão, aglomerada defronte a mesas de bar e churrasqueiras improvisadas entre a calçada e o meio fio. Uma festa popular regada a muita cerveja e coração de galinha, com funk e pagode disputando todos os decibéis disponíveis.

Era um belo retrato do social coletivo suburbano, da massa votante desse país. Não empunhavam bandeiras nem gritavam palavras de ordem. Riam e cantavam, isso sim. Lembrei-me de meu amigo Luciano, editor de fotografia do principal jornal da Bahia, numa véspera de carnaval em Ondina.

- Pobre é barulhento e gosta de folia! Mesmo quando está na merda.

Sei não, minha impressão era de que a galera estava comemorando a vitória, afinal era dia de eleição para presidente. Foi aí que percebi que eu estava chamando atenção naquele pedaço, não sei se pela minha eterna cara de gringo - apesar de brasileiro - ou se pela camisa vermelha que vestia. A única camisa vermelha visível num raio de duas quadras.

FRASE DO DIA


Há 87 anos nascia, nos Estados Unidos, o poeta Ezra Pound.

domingo, outubro 29, 2006

CENA CARIOCA

Reza Vela - Foto de Lucas Landau

HYPER REALISMO