sábado, outubro 14, 2006

HYPER REALISMO 3

sexta-feira, outubro 13, 2006

IMAGEM DA JANELA (10) - O NOVO SANTUÁRIO

Hermann Nass

Novo prá quem? Pros cariocas? Pros católicos ou adoradores de Cristo? Prá quem visita a cidade maravilhosa?

75 anos se vão desde a construção do Cristo Redentor lá no alto do morro. Símbolo do Rio, cartão postal do Brasil, uma das imagens mais conhecidas do mundo. Só agora está sendo visto como lugar de peregrinações? Sei não, só acho que a peregrinação vai ficar mais difícil agora, isso é certo. Quem já se dava bem com o movimento dos turistas - religiosos ou não - ao Corcovado vai poder engrossar ainda mais o próprio orçamento. Vai ter até taxista disfarçado de santo, vendendo uma ida à montanha por caminhos iluminados: pelo amarelo de seus carros de praça, com bandeira dois e cobrando o trajeto de volta. Isso quando não for na base da bandeirada inflacionada pelo upgrade do velho monumento. Uma coisa é certa: fiel pobre vai ter que carregar sua própria cruz e subir a pé mesmo!

YOU SPOKEN INDONESIAN?

Hermann Nass

Vejam só a equipe da MIDMIX empenhada na tradução de um filme recém-produzido para a Vale. Captamos pessoas em diversos idiomas - português, espanhol, inglês, francês, chinês, mongolês e norueguês - e estamos preparando versões em inglês, francês e indonésio. A produtora virou uma Babel. E não adianta gritar para se fazer entender. Tudo é feito com muiiiiiiiita paciência, apesar do prazo apertado para entrega dos filmes locutados.

SEXTA-FEIRA 13

por André Pessoa

quinta-feira, outubro 12, 2006

DIA DAS CRIANÇAS?

Alexandre Moreira Leite

Há duas semanas, andando por uma rua de Botafogo, me deparei com um menino que, sentado na calçada, chorava baixinho. Diferentemente das outras pessoas que passavam e o ignoravam, resolvi parar e perguntar o motivo de tanta tristeza. Ele me disse que tinha 10 anos, mas aparentava bem menos. Contou que seus pais moravam na favela Dona Marta e que não trabalhavam. Viviam das esmolas que ele e os irmãos pediam pelas ruas do bairro. O motivo do choro era um par de sandálias. No dia anterior, um homem, vendo o menino descalço, entrou numa loja e comprou para ele um par de Havaianas. Quando o garoto voltou para casa, a mãe, bêbada, o expulsou, acusando-o de ter comprado as sandálias com o dinheiro das esmolas. O menino teve que dormir na rua. Pela manhã, tentou retornar. Dessa vez, foi expulso pelo pai. Agora, restava a ele sentar e chorar. Chorar pela dureza de uma vida de apenas 10 anos. Depois do desabafo, e antes que eu pudesse oferecer ajuda, ele se levantou e saiu correndo. Correndo sem destino. Correndo sem futuro.

Como ele, existem muitos outros. Vagando pelas ruas, pelas praças, pelos sinais... Como fantasmas. Chorando baixinho. Um choro que a maioria das pessoas finge não escutar. E que fica mais abafado hoje, dia das crianças, pelo riso alegre daquelas que têm o que comemorar.

quarta-feira, outubro 11, 2006

HYPER REALISMO 3

por André Pessoa

segunda-feira, outubro 09, 2006

HYPER REALISMO 2

Por André Pessoa

domingo, outubro 08, 2006

HYPER REALISMO