sábado, novembro 11, 2006

CENA CARIOCA

Caçador - Foto de Lucas Landau

HÁ 185 ANOS NASCIA DOSTOIÉVSKI

sexta-feira, novembro 10, 2006

A ÉTICA DA MALANDRAGEM

Deu-se com um amigo meu esta semana em Ipanema, coração da Zona Sul carioca.

Ao entrar com a mulher numa dessas lojas de vende-tudo - não vou fazer propaganda de nada - ele percebe uma agitação incomum. Um grupo de pivetes, entre 10 e 15 anos, faz algazarra na porta, dançando funk e atraindo a atenção dos seguranças da loja. Meu amigo comenta:

- Cuidado que isso aí pode ser roubada!

No meio da confusão, um dos moleques, sem que os seguranças percebam, entra na loja. Não dá dois minutos, volta ele, "escoltado" por outro segurança.

- Cê num vai roubar nada aqui dentro, não, ô moleque! - grita o funcionário.

A resposta vem na bucha:

- Mas eu nunca roubei no seu plantão, meu camarada!

Pano rápido.


Antonio Basílio

17 ANOS SEM O MURO DE BERLIM


quinta-feira, novembro 09, 2006

DISFARCE

Hermann Nass

Em 1979, eu tentava desesperadamente escapar do exército. Além de trabalhar, cursava jornalismo na Escola de Comunicação da UFRJ, a saudosa ECO. Como não tinha pistolão, fui enviado de quartel em quartel, numa longa peregrinação de quase um ano, até passar pela PE e pela unidade do CPOR. Odiava os militares, lutava pelo fim do regime autoritário e era a favor da liberdade de expressão.

Caí nas graças dos milicos. Acho que perceberam uma excelente oportunidade de ter um espião infiltrado no campus da Praia Vermelha, lugar de efervescência do movimento estudantil. Sei que todos os demais "candidatos" a soldado tiveram seus cabelos cortados e experimentaram fardas e capacetes, enquanto eu permaneci numa sala separada até a chegada de um educado oficial.

"Vamos te dar um grande presente", disse. "Você não vai ter que cortar esse cabelo comprido nem vai usar farda ou capacete. Aliás, você não vai servir no quartel. Quero que volte para sua faculdade e estude. De vez em quando você vem aqui e conta prá gente o que seus colegas estão fazendo fora da sala de aula."

Só faltava essa. Eu, um militante de esquerda, transformado em alcagüete disfarçado de estudante. Fiquei revoltado e gritei um sonoro "não vou fazer isso!" para o militar. Acho que minha ousadia deu resultado. Duas semanas depois, recebi uma carta do exército: estava liberado por excesso de contingente! Voltei para a ECO. Sem disfarce.

quarta-feira, novembro 08, 2006

CENA CARIOCA

Caçando - Foto de de Lucas Landau

VITÓRIA DAS MANGUEIRAS

Hermann Nass

Os vizinhos acompanharam, aliviados, o cuidado dos pedreiros ao delimitar o espaço - mesmo que mínimo - das mangueiras neste quintal. As mangueiras não serão mais sacrificadas e continuarão dando frutos e sombra para muitos alunos de uma escola particular de Botafogo.

terça-feira, novembro 07, 2006

MAR DE DESGRAÇA

Passou batida pela maioria a trágica previsão de extinção das espécies marinhas nos próximos 40 anos. O ritmo alucinado do consumo, aliado a um controle quase zero da pesca, à poluição crescente da foz dos rios e costas, à exploração do petróleo em águas profundas, ao aumento da temperatura dos mares em razão do aquecimento global, tudo isso vai traçando um quadro aterrador para as futuras gerações. Nosso planeta azul se tornará cinza e sem vida em apenas uma geração.

Acredito no motto "agir localmente, pensar globalmente". O que podemos fazer? Consumir menos peixe? Isso seria inútil e totalmente despropositado. Não são as pequenas colônias de pescadores as responsáveis pelo desastre. Ao contrário, elas são vítimas fatais da ganância industrial a que está submetida a vida marinha. Podemos e devemos fiscalizar o cumprimento das leis de proteção ambiental em relação a baías, lagos, rios, lagoas, enfim, ambientes marinhos. Podemos e devemos nos engajar em projetos de proteção de espécies ameaçadas. Podemos e devemos denunciar a ação predatória dos grandes conglomerados pesqueiros, especialmente barcos frigoríficos estrangeiros que atuam em águas brasileiras.

Como disseram os pesquisadores, ainda há tempo para reagir. Mas se não fizermos nada, seremos de novo derrotados pela ganância. Salvemos nossos mares! Agora!

Antonio Basílio

p.s. Depois de um exílio forçado pelas circunstâncias, me junto novamente aos Fiapos e aproveito para saudar a chegada dos amigos Marcelo e Lucas. Bem-vindos!

segunda-feira, novembro 06, 2006

CENA CARIOCA

Trabalhando - Foto de Lucas Landau

MIRANDÃO É NOTÍCIA NA ALEMANHA

Hermann Nass

Enquanto Ruy Guerra transforma "Notícias do Mirandão" em roteiro cinematográfico, o livro do jornalista Fernando Molica recebe destaque na mídia germânica. Vejam as palavras (traduzidas, é claro) de uma resenha publicada no jornal do parlamento alemão:

"Em estilo sóbrio e jornalístico, Molica - repórter da TV Globo - consegue
passar uma visão clara do microcosmo favela. A narrativa é temporal,
como num discurso burlesco shakespeariano. Não faltam sequer seu Romeu e Julieta. Molica compôs a "melodia" básica num tom amargo-irônico, que permanece após a leitura de sua obra inaugural. De forma impressionante, ele mostra porque nada muda na probreza estrutural de um país tão rico como o Brasil; pelo menos não para melhor."

domingo, novembro 05, 2006

ONDE ESTÁ A MINHA BICICLETA?