sábado, novembro 11, 2006
sexta-feira, novembro 10, 2006
A ÉTICA DA MALANDRAGEM
Ao entrar com a mulher numa dessas lojas de vende-tudo - não vou fazer propaganda de nada - ele percebe uma agitação incomum. Um grupo de pivetes, entre 10 e 15 anos, faz algazarra na porta, dançando funk e atraindo a atenção dos seguranças da loja. Meu amigo comenta:
- Cuidado que isso aí pode ser roubada!
No meio da confusão, um dos moleques, sem que os seguranças percebam, entra na loja. Não dá dois minutos, volta ele, "escoltado" por outro segurança.
- Cê num vai roubar nada aqui dentro, não, ô moleque! - grita o funcionário.
A resposta vem na bucha:
- Mas eu nunca roubei no seu plantão, meu camarada!
Pano rápido.
Antonio Basílio
quinta-feira, novembro 09, 2006
DISFARCE
Hermann Nass
Em 1979, eu tentava desesperadamente escapar do exército. Além de trabalhar, cursava jornalismo na Escola de Comunicação da UFRJ, a saudosa ECO.
Caí nas graças dos milicos. Acho que perceberam uma excelente oportunidade de ter um espião infiltrado no campus da Praia Vermelha, lugar de efervescência do movimento estudantil. Sei que todos os demais "candidatos" a soldado tiveram seus cabelos cortados e experimentaram fardas e capacetes, enquanto eu permaneci numa sala separada até a chegada de um educado oficial.
quarta-feira, novembro 08, 2006
terça-feira, novembro 07, 2006
MAR DE DESGRAÇA
Antonio Basílio
segunda-feira, novembro 06, 2006
MIRANDÃO É NOTÍCIA NA ALEMANHA
Hermann Nass
Enquanto Ruy Guerra transforma "Notícias do Mirandão" em roteiro cinematográfico, o livro do jornalista Fernando Molica recebe destaque na mídia germânica. Vejam as palavras (traduzidas, é claro) de uma resenha publicada no jornal do parlamento alemão:
"Em estilo sóbrio e jornalístico, Molica - repórter da TV Globo - consegue
passar uma visão clara do microcosmo favela. A narrativa é temporal,