sábado, novembro 25, 2006

TÁ ERRADO

Hermann Nass

O cão é um labrador, raça bonita e amigável. O côco é verde, alimento natural e saudável. A praia é em Búzios, de águas claras e limpas.

Mas tá errado e é ruim pra todos. Lugar de cachorro brincar não é na praia.

CENA CARIOCA

Nuvem de açúcar - Foto de Lucas Landau

IMAGINAÇÃO

"Somos todos culpados de crime, o grande crime de não vivermos uma vida completa. Mas somos todos potencialmente livres. Podemos não pensar no que deixamos de fazer e fazer aquilo que esteja dentro de nosso poder. O que possam ser esses poderes que existem em nós, ninguém ousou verdadeiramente imaginar. Que são infinitos nós conscientizaremos no dia quem que admitirmos nós mesmos que a imaginação é tudo. A imaginação é a voz da ousadia."

(Henry Miller em "Sexus")


sexta-feira, novembro 24, 2006

BÚZIOS PARA INICIADOS 4


Mar de prata na Praia do Forno.
Fotos de Hermann Nass

GINSBERG SOBRE BURROUGHS


"Um lanche nu nos é natural,
comemos sanduíches de realidade.
Porém alegorias não passam de alface.
Não escondam a loucura."


Poema de Allen Ginsberg sobre a obra do também beatnik William Burroughs.

(On Burroughs' Work)

quinta-feira, novembro 23, 2006

BÚZIOS PARA INICIADOS 3

Algas formam um tapete verde na Praia do Forno.
Foto de Hermann Nass

PEDRA CHORONA

Hermann Nass

Passou a chuva e o Rio voltou a mostrar seu melhor lado. Com sol e céu azul, a cidade fica mais leve. Parece que a tensão social alivia, que os problemas do dia-a-dia ficam em segundo plano. Nada parecido com o retrato daquele Rio que chora, que agoniza lentamente a cada nova edição de jornal.

CENA CARIOCA

Coroa - Foto de Lucas Landau

CONTROLE DE VÔO

Hermann Nass

Ele entrou no bar com cara de poucos amigos. Numa das mãos, um celular cheio de botões, na outra uma garrafa zerada de um legítimo 12 anos. O bigode e os trejeitos eram do tipo "positivo, operante!" e não deixavam dúvida sobre a carreira escolhida pelo homem magro e carrancudo. A conversa girava em torno do acidente que vitimou mais de uma centena de civis, após o choque de duas aeronaves no meio do nada brasileiro.

- A culpa foi do controle de vôo, isso nós já sabíamos desde o primeiro dia. Esse acidente começou a ser desenhado em 1984, quando os militares foram expulsos do poder. Desde aquele tempo, nenhum governo investiu mais nesse serviço fundamental, que era realizado com maestria por eles. Os radiotransmissores ainda são os mesmos! -, bradava aquele homem magro. E acrescentou, após duas garfadas, que ainda hoje mais de 90% dos controladores de vôo ainda são militares.

- Então, por que esses militares não deram o sinal de alerta antes? Foi preciso morrer gente? - , perguntei.

O cara afundou o olhar no fígado com jiló que comia. Fez-se silêncio no recinto. Vida amarga essa!

quarta-feira, novembro 22, 2006

RIO BOTEQUIM

Hermann Nass

Notícia de boteco a gente ouve na esquina. Chico, cabra nordestino, dono do Adega da Velha, situada na Rua Paulo Barreto, em Botafogo, estava eufórico:

- Hoje vai ter festa do Rio Botequim lá no Circo Voador! Os caras vieram aí e mandaram meu convite!

Como assíduo freqüentador dos bares da cidade, aprecio projetos como o Rio Botequim. Trata-se de um guia sem maiores pretensões, que limita os bons bares da cidade a um universo extremamente restrito. E justamente aí está sua fórmula de sucesso. Quem está de fora, quer entrar; quem está dentro, não quer sair. Da mesma forma que todo bom botequim deveria ser.

Meu universo de botequins é maior, sem dúvida. Alguns são quase bundas-de-fora, mas cumpem com louros o papel a que são predestinados: servir a quem passa na calçada. O bar aí da foto é o Das Palmeiras, de outro cabra batalhador, meu amigo Raimundo. Ele não vai à festa no Circo Voador. Hoje, dia de rabada, é o próprio Raimundo que serve sua eclética e simpática clientela.

BÚZIOS PARA INICIADOS 2


Homenagem dos pescadores à grande paixão nacional.
Fotos de Hermann Nass

ALTMAN


Alexandre Moreira Leite

M.A.S.H. foi o primeiro filme que eu vi do Altman. Gostei. Mas virei fã do diretor após assistir “Cerimônia de Casamento”, uma crítica sarcástica ao estilo de vida americano. Me impressionou a facilidade dele em administrar tantas tramas paralelas e tantos personagens. Gostei também da leveza na condução da história, com um ritmo de narrativa mais parecido com o do cinema europeu. Ele repete este estilo nos também excelentes “Short Cuts” e “Gosford Park”. “O Jogador” é outro filmaço. Nele, as críticas de Altman a Hollywood saem dos seus discursos e vão para a tela. Imperdível para quem trabalha no ramo ou simplesmente aprecia um bom filme.

Robert Altman morreu ontem aos 81 anos. O cinema perde um grande contador das nossas melhores histórias.

terça-feira, novembro 21, 2006

CENA CARIOCA

Diversão - Foto de Lucas Landau

CADÊ AS NOSSAS MEDALHAS


Alexandre Moreira Leite

As velejadoras Fernanda Oliveira e Isabel Swan continuam fazendo bonito no mundo da vela. Semana passada, elas conquistaram a medalha de bronze da Classe 470 nos Jogos Sul-Americanos, que foram disputados na Argentina. Detalhe, elas competiram contra os homens.

Bonito, não? Mais ou menos. Na hora da premiação, nossos hermanos esqueceram as medalhas das nossas meninas. Que papelão! Fernanda e Isabel só subiram ao pódio porque têm muito fair-play. A gafe foi tão grande que deixou constrangidas as duplas medalhistas de ouro e prata (ambas argentinas).

Na foto, Isabel, que aguarda a sua medalha chegar pelo correio, durante uma visita a produtora Midmix.

BÚZIOS PARA INICIADOS

Barco-taxi e escunas na Praia da Tartaruga.
Foto Hermann Nass

IMAGEM DA JANELA

Hermann Nass

Foram os gritos de "olha o carannnnnngueeeeejoooooooo" que me levaram até a janela, de onde presenciei esta imagem, que andava sumida da Zona Sul. Como nos velhos tempos, o vendedor de caranguejo voltou a desfilar sua mercadoria pelas ruas de Botafogo. O bairro, aliás, conserva várias características de tempos passados, que ainda são comuns em logradouros do subúrbio carioca. Uma delas: conhecer e ser reconhecido nos estabelecimentos comerciais, como bares, correio, padaria ou sapataria. Quando quero tomar cerveja, ligo pro Raimundo, no bar da Palmeiras, e digo somente a quantidade. Além de reconhecer minha voz, ele sabe meu endereço de cor. O carregamento chega em poucos minutos, rapidinho.

segunda-feira, novembro 20, 2006



"Imaginação é a voz do atrevimento."


(Henry Miller)


VIDA EM DUAS RODAS 4